🔴 Tend√™ncias no Mercado de Franquias (ALIMENTA√á√ÉO – TERCEIRA IDADE)

ALIMENTA√á√ÉO √Č O MAIOR SEGMENTO DO MERCADO DE FRANQUIAS, MAS OUTROS T√äM SE DESTACADO NOS √öLTIMOS ANOS.

CONFIRA QUAIS DEVEM SER AS APOSTAS, NA VISÃO DE ESPECIALISTAS

Franquias que têm seu modelo de negócios direcionado a atender o consumidor com excelência, proporcionando uma melhor experiência de compras, ou que ofereçam produtos e serviços que ajudem a simplificar a vida do cliente, tem mais chances de se destacar na nova realidade que está se formando no mercado de consumo, alertam os especialistas em varejo.

tendências no mercado de franquias

E, neste ano, com a retomada do crescimento econ√īmico, as redes que estiverem mais antenadas para se conectar e atender um p√ļblico mais exigente, e que demanda praticidade e servi√ßos customizados, poder√° colher √≥timos resultados.

Segundo o especialista em varejo da AGR Consultores, Roberto Vautier, as recentes mudan√ßas na sociedade, e especialmente no mercado de trabalho, fazem com que as opera√ß√Ķes que atendem a estas premissas apresentem desempenhos mais satisfat√≥rios do que os demais nos pr√≥ximos anos, devido √† busca crescente dos brasileiros por servi√ßos que gerem comodidade e economia de tempo.

Este √© o caso, por exemplo, das franquias que tem como p√ļblico alvo as pessoas nascidas entre 1982 a 200, a famosa gera√ß√£o millennial (ou gera√ß√£o Y), que j√° representa 30% da popula√ß√£o brasileira e concentra grande parte do potencial de consumo.¬†

Mais conectado, este p√ļblico costuma ter mais informa√ß√Ķes sobre aquilo que est√° adquirindo, e, antes de ir √† loja f√≠sica, compara os pre√ßos pela internet. Uma vez no ponto de vendas, quer ter uma experiencia de consumo mais √°gil e completa.

Mas engana-se quem acredita que apenas franquias voltadas para o p√ļblico da meia idade t√™m espa√ßo para se destacar. Segmentos tradicionais continuam a apresentar bons resultados.

Entre os que se destacam, na opini√£o de especialistas, est√£o aqueles voltados para a sa√ļde educa√ß√£o (principalmente infantil), alimenta√ß√£o e cuidados com idosos, grupo de pessoas que vem crescendo no Pa√≠s.

Na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠sticas (IBGE), at√© 2060, este grupo ter√° 19 milh√Ķes de pessoas.

Veja, abaixo algumas das principais tendências do franchising para o ano de 2019, na opinião de especialistas.

FRANQUIA DE ALIMENTAÇÃO

Mercado de franquias de Alimentação

O formato de restaurante fast casual, modelo que se posiciona entre o fast-food e a refeição casual, deve disponibilizar esse ano.

Na opini√£o, do gerente de novos neg√≥cios do Grupo SMZTO, Renan Brito, restaurantes que operam neste formato entregam uma melhor qualidade de comida e um ‚Äúclima‚ÄĚ diferente, embora n√£o possuam servi√ßo de mesa.

Este modelo de atendimento j√° se consolidou nos Estados Unidos e agora j√° se come√ßa a despontar no Brasil. ‚ÄúEssa tend√™ncia est√° totalmente alinhada com o desejo do consumidor, de buscar uma comida de melhor qualidade e experi√™ncia superior em termos de ambiente agrad√°vel e atmosfera jovem‚ÄĚ, diz.

FRANQUIA DELIVERY

Em um cenário no qual o consumidor passa mais tempo fora de casa e precisa de atendimento ágil, serviços a se popularizar em diversas áreas, como beleza e estética, manutenção automotiva (troca de óleo, lavarem e higienização do ar-condicionado), entre outros.

Além de entregar produtos em casa, poderá se destacar quem for capaz de atender o cliente com horário marcado e puder entregar serviços complementares a um custo acessível, por exemplo, a montagem e teste de alguns produtos no momento da entrega.

Veja Também: Mãe Cria Franquia Especializada em Produtos para Pessoas Alérgicas

Na opini√£o de especialistas, as franquias capazes de oferecer este tipo de atendimento, dentro das necessidades do cliente, ter√£o maiores chances de sucesso.

Em grandes cidades, onde a vida esta cada vez mais complexa, e o tempo escasso, os consumidores tendem a optar mais por mercas que estejam preparadas para fazer entregas nas residências ou no trabalho.

FRANQUIA PARA TERCEIRA IDADE

franquias para terceira idade

As franquias voltadas para a terceira idade estão em alta, uma vez que o Brasil passa por um processo de envelhecimento de sua população.

Em uma d√©cada, a quantidade de idosos cresceu 50%, conforme dados do IBGE, e pode chegar a 19 milh√Ķes de pessoas at√© 2060, abrindo novas oportunidades de neg√≥cios, como as franquias para a terceira idade.

Enquadram-se nesse nicho de modelos de neg√≥cios de academia para idosos, gin√°stica para o c√©rebro, presta√ß√£o de servi√ßos de cuidadores, ou, ainda, escolas de inform√°tica que possuam m√≥dulos e cursos voltados para esse p√ļblico. ‚ÄúCom as pessoas aumentando sua longevidade, o mercado precisa proporcionar produtos e servi√ßos que atendam √†s necessidades desse p√ļblico‚ÄĚ, afirma Vautier

FRANQUIA DE BELEZA E EST√ČTICA

Outro segmento que promete bons resultados √© o de Sa√ļde, Beleza e Bem-Estar.

Mesmo durante o per√≠odo mais acentuado de crise econ√īmica, as empresas que atuam nesta √°rea apresentam boas taxas de crescimento. ‚ÄúA tend√™ncia √© que segmentos ligados √† sa√ļde e bem-estar sigam crescendo, assim como franquias de produtos e servi√ßos direcionados √† terceira idade , porque felizmente a longevidade da popula√ß√£o brasileira aumentou e as pessoas, de forma geral, est√£o mais preocupadas com a qualidade de vida que √© excelente‚ÄĚ, disse a diretora de Relacionamento, Micro franquias e Novos Formatos da ABF Adriana Auriemo.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *